Apresentação
Oficinas de Projetos de Ensino 2/4
Prof. Osvaldo Canato Júnior
As Oficinas de Projetos de Ensino II e IV (PE2Z6 e PE4Z8) são disciplinas respectivamente previstas no 6o e 8o semestre da Licenciatura em Física do IFSP, tendo como base a seguinte ementa:
As oficinas de projetos de ensino são espaços no currículo destinados às iniciativas autorais dos futuros professores nas áreas da experimentação e da inovação didática atreladas às práticas de ensino e aos estágios curriculares. A partir da definição dos seus projetos de pesquisa, elaborados em consonância com a proposta curricular proposta pelo docente responsável pela respectiva oficina, os alunos passam a receber orientação dos professores formadores. Nestes espaços serão desenvolvidos oficinas e seminários de ensino e pesquisa de acordo com a possibilidade de oferta dos professores do IFSP-SP em suas áreas de atuação e atendendo uma demanda concreta dos licenciandos. As temáticas das oficinas versarão sobre interdisciplinaridade, concepção e desenvolvimento de projetos na educação científica, elaboração, análise e utilização de recursos didáticos, tecnológicos e dos resultados da pesquisa em ensino das ciências, organização curricular etc. As oficinas poderão ser cursadas numa seqüência opcional dos licenciandos, mas não poderão ser repetidas por alunos que já obtiveram aprovação nelas. Ao final de cada semestre, os alunos divulgam os resultados parciais de seus trabalhos de pesquisa.No caso da Oficina de PE2/4 aqui anunciada, pretende-se, com base na premissa do conhecimento como rede de significados, desenvolver reflexões e práticas sobre o papel facilitador de temáticas como a da energia, das radiações e da física quântica em geral na construção de redes conceituais no processo de ensino-aprendizagem, com o licenciando tendo a seguinte tarefa central:
- Elaborar um projeto de inserção de redes conceituais na escola média que promova conexões entre distintos conteúdos e áreas.
São 4 as etapas gerais a serem desenvolvidas para atingir tal objetivo:- Contextualizar cientificamente o ambiente escolar em que se realiza o estágio.
- Escolher um tema de trabalho e a partir dele desenvolver uma visão global de uma rede de conteúdos e áreas.
- Visando a aplicação do projeto como uma regência na escola em que se realiza o estágio, deve-se escolher um recorte dessa visão global a fim de nortear a elaboração de uma sequência didática.
- Realizar a regência e apresentar sua análise.