Os Mistérios do Universo

Gap-fill exercise

Fill in all the gaps, then press "Check" to check your answers. Use the "Hint" button to get a free letter if an answer is giving you trouble. You can also click on the "[?]" button to get a clue. Note that you will lose points if you ask for hints or clues!
De acordo com o modelo de Ptolomeu, a era o e tudo que estava ao seu redor ficava girando. Esta idéia foi dominante desde a era cristã até o período em que nasceu o renascimento, quando surgiu o modelo de . De acordo com este, era o centro de tudo e os demais astros ficavam circulando ao redor dele. Já o astrônomo dinamarquês dizia que a Terra era fixa no centro e o sol e as estrelas ficavam girando em torno dela e os planetas orbitavam ao redor do sol.
Johannes Kepler, que era um astrônomo e matemático, publicou um livro chamado “Mistério do Universo” no qual apresentou todas as suas idéias, que explicavam a estrutura do Universo. Porém suas conclusões eram equivocadas, mas ele se encarregou de corrigir os seus erros, trazendo assim muitas contribuições à astronomia.
Mais tarde, Tycho Brahe convidou Kepler, para que juntos, estudassem a . Ao iniciar os seus estudos, Kepler descobriu que as órbitas não eram circulares, mas elípticas. Além disso, percebeu que o “dogma” dos movimentos circulares estava errado, ao ver que os planetas são mais quando estão do sol.
Por outro lado, Galileu passava seu tempo observando a com uma luneta que ele mesmo construiu. Após várias observações, ele descobriu que a superfície da Lua era coberta de . Observou também manchas no sol, novas estrelas, as fases de Vênus e quatro satélites orbitando ao redor de Júpiter.
Newton desenvolveu um livro chamado “Princípios matemáticos da filosofia natural”, em 1687, baseando-se nas idéias de Galileu e nas três leis de Kepler. No livro ele explicou o movimento dos planetas e por que eles ocorrem daquela maneira. Assim isso surgiram as três leis de Newton: a lei da , a lei da variação da quantidade de movimento e o princípio da . Com esses princípios, as leis de Kepler e a convicção de que as forças nos corpos celestes ou junto à superfície da Terra são da mesma natureza, Newton desenvolveu a teoria da