A Fusão Nuclear

Gap-fill exercise

Fill in all the gaps, then press "Check" to check your answers. Use the "Hint" button to get a free letter if an answer is giving you trouble. You can also click on the "[?]" button to get a clue. Note that you will lose points if you ask for hints or clues!
A fusão nuclear ocorre quando dois átomos unem seus e nêutrons, formando apenas um . Esse novo átomo terá, obrigatoriamente, um peso que o dos dois anteriores. Para realizarmos uma fusão é preciso que a força de elétrica existente entre os núcleos seja superada. Mas, isso só é possível em temperaturas muito elevadas (em torno de 100 milhões de graus Celsius), por isso essas reações também recebem o nome de .Quando dois átomos se fundem eles liberam uma quantidade de energia que equivale à diferença entre a energia de ligação do novo átomo e a soma da energia dos átomos formadores. É a partir desse processo que surge a solar, pois o Sol esta constantemente fundindo quatro átomos de hidrogênio para formar um de . As temperaturas altas atingidas no Sol (e em outras estrelas) possibilitam que a matéria seja transformada em plasma atômico, um gás que é composto por íons e elétrons, cargas elétricas . É apenas nesse formato que é possível se fundir átomos.
O processo de fusão nuclear é uma das soluções para a formação de uma energia mais , só que os cientistas da área enfrentam graves problemas. Um deles é para atingir as temperaturas necessárias sem que o gás se expanda para fora da estrutura designada. As duas reações realizadas com maior sucesso até agora (pois liberaram grande quantidade de energia), foram a do deutério-hélio 3, e a do -trítio. A segunda é ainda melhor pois os elementos são obtidos mais facilmente.