Aceleradores de Partículas e a busca pelo modelo padrão - Associação com outros temas

Passatempo de preenchimento de lacunas

Complete as lacunas. Clique na interrogação para ler uma dica e em DICA para obter a próxima letra correta.
O processo de nuclear libera uma energia que é resultado da conversão de massa nuclear em . Tal massa não é composta por quarks, pois é resultado da força , que possui o glúon como partícula mensageira. Nas distâncias subatômicas a força forte é a mais forte das quatro fundamentais (forte, fraca, eletromagnética e gravidade), ela mantém os quarks no núcleo do átomo coesos. Essa energia dispensada é percebida como massa e por isso o núcleo é um pouco mais pesado que todos seus componentes somados.
A fissão nuclear é a quebra de um átomo instável em dois , esse processo pode ser observado em bombas e usinas nucleares.
A força forte é responsável pela estabilidade da matéria, ela promove a atração entre e nêutrons e mantém o núcleo unido.
O possui massa nula e é utilizado na formação de quarks, que poderão formar prótons e no núcleo atômico, essas partículas formadas por quarks são chamadas hadróns. Os quarks são partículas que formam o núcleo atômico e estão relacionados com a teoria da cores. Existem diferentes tipos de quarks, entre eles os (top, bottom, charm e strange) e os estáveis (up e down) que formam os prótons e nêutrons.