Tópico para inserção de orientações por parte dos professores.
Orientações para a Qualificação de Projetos
(opcionalmente as informações abaixo descritas podem ser visualizadas mediante download do arquivo anexado a esta mensagem)
- Cronograma:
Data |
Ordem de Apresentação* |
Grupo |
02/05 |
1 |
P02 - Edjair, Lucas B, Vinicius |
2 |
P07 - Juliana K., Pedro H., Vitor |
|
3 |
P10 – Francisco, Nicolas |
|
4 |
P03 - Elias, Gabriel, Victor |
|
5 |
P06 - Isabella, Luize, Marciana |
|
09/05 |
1 |
P08 - Paulo G., Samira |
2 |
P01 - Camila, Elvis, Lucas M., Rodolfo |
|
3 |
P05 - Enrique, Igor, Ricardo, Thamires |
|
4 |
P04 - Eugenio, Juliana S., Pedro P. |
|
5 |
P09 - Marcelo, Paulo N., Junio |
|
* Não havendo comparecimento de determinado grupo, o próximo grupo passa a ter sua apresentação antecipada (mantidas as datas). |
- Tempo de apresentação: 90 minutos distribuídos por 5 grupos, resultando em 18 minutos para cada grupo, sendo um máximo de 10 minutos para a apresentação e o tempo restante reservado para a arguição dos professores.
- Aberto a ouvintes: ainda que as apresentações tenham como público alvo a banca de professores, com presença obrigatória restrita a todos os integrantes do grupo apresentador, elas estarão abertas à participação voluntária como ouvinte de componentes de outros grupos.
- Apresentadores: fica a critério de cada grupo a decisão sobre o formato da apresentação, seja quanto às ferramentas utilizadas (tais como apresentadores multimídia e lousa), seja quanto à responsabilidade da fala (concentrada em apenas um integrante ou distribuída entre dois ou mais integrantes).
- Arguição: terminada a apresentação, todos os integrantes do grupo, inclusive o(s) apresentador(es), poderão ser questionados sobre qualquer aspecto do projeto, cedendo a palavra aos demais integrantes somente se a banca sentir a necessidade de complementação.
- Conteúdo da apresentação:
- histórico do projeto (especialmente a evolução desde a apresentação realizada em 04/04)
- esquema da montagem a ser feita com o máximo de detalhamento possível e/ou apresentação de um primeiro protótipo
- exposição de dados quantitativos já recolhidos e/ou da metodologia proposta para a futura coleta de dados quantitativos
- explicação científica do funcionamento da máquina térmica a ser montada
- aspectos interdisciplinares envolvidos no projeto
- eventuais ajustes a serem feitos no projeto a fim de adaptá-lo à aplicação na escola média (ou a defesa na não necessidade de tais ajustes).
- Texto: no mesmo dia da apresentação, o grupo deverá postar no fórum dos projetos, disponibilizado no fisicaemrede.com, um arquivo no formato Word contendo todos os itens indicados como conteúdos da apresentação; fica a sugestão de elaborar os 10 minutos de apresentação a partir da estruturação deste texto.
- Pontuação:
- Apresentação: 4 pontos (contemplação dos itens indicados como conteúdos da apresentação, qualidade visual dos slides/lousa, objetividade e clareza das mensagens, segurança, etc.)
- Arguição: 3 pontos (precisão e segurança nas respostas às perguntas da banca)
- Texto: 3 pontos (contemplação dos itens indicados como conteúdos da apresentação, organização, objetividade, coerência, profundidade, etc.)
Data |
Ordem de Apresentação* |
Grupo |
02/05 |
1 |
P02 - Edjair, Lucas B, Vinicius |
2 |
P07 - Juliana K., Pedro H., Vitor |
|
3 |
P10 – Francisco, Nicolas |
|
4 |
P03 - Elias, Gabriel, Victor |
|
5 |
P06 - Isabella, Luize, Marciana |
|
09/05 |
1 |
P08 - Paulo G., Samira |
2 |
P01 - Camila, Elvis, Lucas M., Rodolfo |
|
3 |
P05 - Enrique, Igor, Ricardo, Thamires |
|
4 |
P04 - Eugenio, Juliana S., Pedro P. |
|
5 |
P09 - Marcelo, Paulo N., Junio |
|
* Não havendo comparecimento de determinado grupo, o próximo grupo passa a ter sua apresentação antecipada (mantidas as datas). |
(opcionalmente as informações abaixo descritas podem ser visualizadas mediante download do arquivo anexado a esta mensagem)
Orientações para a Defesa de Projetos
- Cronograma:
Data |
Ordem de Apresentação* |
Grupo |
13/06 |
1 |
P02 - Edjair, Lucas B, Vinicius |
2 |
P07 - Juliana K., Pedro H., Vitor |
|
3 |
P03 – Elias e Gabriel |
|
20/06 |
4 |
P06 - Isabella, Luize, Marciana |
5 |
P08 - Paulo G. e Samira |
|
6 |
P01 - Camila, Elvis, Lucas M., Rodolfo |
|
21/06 |
7 |
P05 - Enrique, Igor, Ricardo, Thamires |
8 |
P04 - Eugenio, Juliana S., Pedro P. |
|
9 |
P09 – Marcelo e Nicolas |
|
* Não havendo comparecimento de determinado grupo, o próximo grupo passa a ter sua apresentação antecipada (mantidas as datas). |
- Tempo de apresentação:
30 minutos para cada grupo, sendo um máximo de 20 minutos para a apresentação e o tempo restante reservado para a arguição dos professores.
- Presença de toda a turma:
Ainda que as apresentações tenham como público alvo a banca de professores, é obrigatória a presença de toda a turma que poderá vir a ser convidada/convocada a realizar uma avaliação acerca do conjunto das apresentações.
- Apresentadores:
Fica a critério de cada grupo a decisão sobre o formato da apresentação, seja quanto às ferramentas utilizadas (tais como apresentadores multimídia e lousa), seja quanto à responsabilidade da fala (concentrada em apenas um integrante ou distribuída entre dois ou mais integrantes).
- Arguição:
Terminada a apresentação, todos os integrantes do grupo, inclusive o(s) apresentador(es), poderão ser questionados sobre qualquer aspecto do projeto, cedendo a palavra aos demais integrantes somente se a banca sentir a necessidade de complementação.
- Conteúdo da apresentação:
- Histórico do projeto (especialmente a evolução desde a qualificação)
- Apresentação da máquina térmica em funcionamento.
- Exposição de dados quantitativos coletados e da metodologia utilizada para tal.
- Explicação científica do funcionamento da máquina térmica apresentada.
- Aspectos interdisciplinares envolvidos no projeto.
- Eventuais ajustes a serem feitos no projeto a fim de adaptá-lo à aplicação na escola média (ou a defesa na não necessidade de tais ajustes).
- Texto:
Até a pelo menos três dias antes da data de apresentação, o grupo deverá postar no fórum dos projetos, disponibilizado no fisicaemrede.com, um arquivo no formato Word contendo todos os itens indicados como conteúdos da apresentação; fica a sugestão de organizar a apresentação a partir da estruturação deste texto.
- Pontuação:
- Apresentação: 4 pontos (contemplação dos itens indicados como conteúdos da apresentação, qualidade visual dos slides/lousa, objetividade e clareza das mensagens, segurança, etc.)
- Arguição: 3 pontos (precisão e segurança nas respostas às perguntas da banca)
- Texto: 3 pontos (contemplação dos itens indicados como conteúdos da apresentação, organização, objetividade, coerência, profundidade, etc.)