Fórum dos Projetos

Orientações

Orientações

por Osvaldo Canato Jr -
Número de respostas: 2

Tópico para inserção de orientações por parte dos professores.

Em resposta à Osvaldo Canato Jr

Orientações para Qualificação

por Osvaldo Canato Jr -

Orientações para a Qualificação de Projetos

(opcionalmente as informações abaixo descritas podem ser visualizadas mediante download do arquivo anexado a esta mensagem)

 

 

  • Cronograma:

Data

Ordem de Apresentação*

Grupo

02/05

1

P02 - Edjair, Lucas B, Vinicius

2

P07 - Juliana K., Pedro H., Vitor

3

P10 – Francisco, Nicolas

4

P03 - Elias, Gabriel, Victor

5

P06 - Isabella, Luize, Marciana

09/05

1

P08 - Paulo G., Samira

2

P01 - Camila, Elvis, Lucas M., Rodolfo

3

P05 - Enrique, Igor, Ricardo, Thamires           

4

P04 - Eugenio, Juliana S., Pedro P.

5

P09 - Marcelo, Paulo N., Junio

* Não havendo comparecimento de determinado grupo, o próximo grupo passa a ter sua apresentação antecipada (mantidas as datas).   

 

  • Tempo de apresentação: 90 minutos distribuídos por 5 grupos, resultando em 18 minutos para cada grupo, sendo um máximo de 10 minutos para a apresentação e o tempo restante reservado para a arguição dos professores.
  • Aberto a ouvintes: ainda que as apresentações tenham como público alvo a banca de professores, com presença obrigatória restrita a todos os integrantes do grupo apresentador, elas estarão abertas à participação voluntária como ouvinte de componentes de outros grupos.
  • Apresentadores: fica a critério de cada grupo a decisão sobre o formato da apresentação, seja quanto às ferramentas utilizadas (tais como apresentadores multimídia e lousa), seja quanto à responsabilidade da fala (concentrada em apenas um integrante ou distribuída entre dois ou mais integrantes).
  • Arguição: terminada a apresentação, todos os integrantes do grupo, inclusive o(s) apresentador(es), poderão ser questionados sobre qualquer aspecto do projeto, cedendo a palavra aos demais integrantes somente se a banca sentir a necessidade de complementação.
  • Conteúdo da apresentação:

- histórico do projeto (especialmente a evolução desde a apresentação realizada em 04/04)

- esquema da montagem a ser feita com o máximo de detalhamento possível e/ou apresentação de um primeiro protótipo

- exposição de dados quantitativos já recolhidos e/ou da metodologia proposta para a futura coleta de dados quantitativos

- explicação científica do funcionamento da máquina térmica a ser montada

- aspectos interdisciplinares envolvidos no projeto

- eventuais ajustes a serem feitos no projeto a fim de adaptá-lo à aplicação na escola média (ou a defesa na não necessidade de tais ajustes).

  • Texto: no mesmo dia da apresentação, o grupo deverá postar no fórum dos projetos, disponibilizado no fisicaemrede.com, um arquivo no formato Word contendo todos os itens indicados como conteúdos da apresentação; fica a sugestão de elaborar os 10 minutos de apresentação a partir da estruturação deste texto.
  • Pontuação:

- Apresentação: 4 pontos (contemplação dos itens indicados como conteúdos da apresentação, qualidade visual dos slides/lousa, objetividade e clareza das mensagens, segurança, etc.)

- Arguição: 3 pontos (precisão e segurança nas respostas às perguntas da banca)

- Texto: 3 pontos (contemplação dos itens indicados como conteúdos da apresentação, organização, objetividade, coerência, profundidade, etc.)

Data

Ordem de Apresentação*

Grupo

02/05

1

P02 - Edjair, Lucas B, Vinicius

2

P07 - Juliana K., Pedro H., Vitor

3

P10 – Francisco, Nicolas

4

P03 - Elias, Gabriel, Victor

5

P06 - Isabella, Luize, Marciana

09/05

1

P08 - Paulo G., Samira

2

P01 - Camila, Elvis, Lucas M., Rodolfo

3

P05 - Enrique, Igor, Ricardo, Thamires           

4

P04 - Eugenio, Juliana S., Pedro P.

5

P09 - Marcelo, Paulo N., Junio

* Não havendo comparecimento de determinado grupo, o próximo grupo passa a ter sua apresentação antecipada (mantidas as datas).   

Em resposta à Osvaldo Canato Jr

Orientações para a Defesa de Projetos

por Osvaldo Canato Jr -

(opcionalmente as informações abaixo descritas podem ser visualizadas mediante download do arquivo anexado a esta mensagem)

 

Orientações para a Defesa de Projetos

  • Cronograma:

Data

Ordem de Apresentação*

Grupo

13/06

1

P02 - Edjair, Lucas B, Vinicius

2

P07 - Juliana K., Pedro H., Vitor

3

P03 – Elias e Gabriel

20/06

4

P06 - Isabella, Luize, Marciana

5

P08 - Paulo G. e Samira

6

P01 - Camila, Elvis, Lucas M., Rodolfo

21/06

7

P05 - Enrique, Igor, Ricardo, Thamires          

8

P04 - Eugenio, Juliana S., Pedro P.

9

P09 – Marcelo e Nicolas

* Não havendo comparecimento de determinado grupo, o próximo grupo passa a ter sua apresentação antecipada (mantidas as datas).  

  • Tempo de apresentação:

30 minutos para cada grupo, sendo um máximo de 20 minutos para a apresentação e o tempo restante reservado para a arguição dos professores.

 

  • Presença de toda a turma:

Ainda que as apresentações tenham como público alvo a banca de professores, é obrigatória a presença de toda a turma que poderá vir a ser convidada/convocada a realizar uma avaliação acerca do conjunto das apresentações.

 

  • Apresentadores:

Fica a critério de cada grupo a decisão sobre o formato da apresentação, seja quanto às ferramentas utilizadas (tais como apresentadores multimídia e lousa), seja quanto à responsabilidade da fala (concentrada em apenas um integrante ou distribuída entre dois ou mais integrantes).

 

  • Arguição:

Terminada a apresentação, todos os integrantes do grupo, inclusive o(s) apresentador(es), poderão ser questionados sobre qualquer aspecto do projeto, cedendo a palavra aos demais integrantes somente se a banca sentir a necessidade de complementação.

 

  • Conteúdo da apresentação:

- Histórico do projeto (especialmente a evolução desde a qualificação)

- Apresentação da máquina térmica em funcionamento.

- Exposição de dados quantitativos coletados e da metodologia utilizada para tal.

- Explicação científica do funcionamento da máquina térmica apresentada.

- Aspectos interdisciplinares envolvidos no projeto.

- Eventuais ajustes a serem feitos no projeto a fim de adaptá-lo à aplicação na escola média (ou a defesa na não necessidade de tais ajustes).

 

  • Texto:

Até a pelo menos três dias antes da data de apresentação, o grupo deverá postar no fórum dos projetos, disponibilizado no fisicaemrede.com, um arquivo no formato Word contendo todos os itens indicados como conteúdos da apresentação; fica a sugestão de organizar a apresentação a partir da estruturação deste texto.

 

  • Pontuação:

- Apresentação: 4 pontos (contemplação dos itens indicados como conteúdos da apresentação, qualidade visual dos slides/lousa, objetividade e clareza das mensagens, segurança, etc.)

- Arguição: 3 pontos (precisão e segurança nas respostas às perguntas da banca)

- Texto: 3 pontos (contemplação dos itens indicados como conteúdos da apresentação, organização, objetividade, coerência, profundidade, etc.)